OS NEURÔNIOS-ESPELHO: COMO ELES PODEM AJUDAR A CRIAR BONS FILHOS EM CASA E NA ESCOLA.

A imitação é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. O cérebro humano está equipado com diferentes mecanismos que nos permitem imitar ações. Os bebês são capazes de reproduzir as expressões faciais, e os adultos também imitam comportamentos básicos. Parece que somos feitos para sentir o que os outros sentem, simpatizar com eles e compreendê-los profundamente. O que está acontecendo no nosso cérebro para que isso aconteça? A resposta está nos neurônios-espelho. A percepção e o reconhecimento dos atos, imitações ou diferentes formas de comunicação das outras pessoas envolvem não só o nosso corpo e os objetos que os rodeiam, mas também os corpos deles.  O fato de o nosso cérebro reagir do mesmo modo explica o aprendizado por imitação, competição e também empatia, já que vivemos a ação do outro como se fosse nossa, e isso nos ajuda a compreendê-la. Como seres humanos, sabemos como reconhecer os gestos de outras pessoas. Podemos identificar as emoções apenas olhando o rosto de alguém. Mesmo que não conheçamos essa pessoa, ainda podemos adivinhar o que ele ou ela está sentindo, e muitas vezes estamos certos.

A importância dos neurônios-espelho

Os neurônios-espelho são responsáveis por nossa capacidade de compreender imediatamente o significado das ações dos outros e entender suas intenções e emoções. Eles são ativados quando vemos uma pessoa realizar uma certa ação, tal como estivéssemos realizando esta ação sozinhos. Isso tem importantes repercussões na aprendizagem, já que nossas ações vão provocar a ativação dos neurônios-espelho das crianças como se elas mesmas estivessem realizando essa ação.

Alguns exemplos do funcionamento desses neurônios seriam:

• Se virmos alguém dançando, em nossa cabeça os neurônios motores correspondentes a esses movimentos serão ativados;
  • Se vemos um rosto com uma expressão de desgosto, ele ativa nosso cérebro como se sentíssemos o cheiro de alguma coisa que provocasse nojo;
  • Quando vemos alguém chorar, sentimos uma sensação de pesar semelhante à quando algo de ruim nos aconteceu; o mesmo vale para gargalhada.

10 Considerações para educar com nossas ações, ativando os neurônios-espelho das crianças.

Embora nem nós mesmos nem as crianças que nos observam estejam cientes disso, nossas ações provocam a representação mental delas na mente da criança. Por isso, é importante prestar especial atenção aos nossos comportamentos e atitudes em relação às crianças.

·         Transmita otimismo e alegria, e você fará com que as crianças experimentem essas emoções positivas;

·         Evite emoções negativas, pois você fará com que elas as experimentem;

·         Quando você educar ou ensinar, deixe a criança vê-lo, mais especificamente, vê-lo como você faz (veja o que e como você faz) e deixe-o fazê-lo também. Se você permitir que ele observe e faça isso, estará ativando seus neurônios-espelho duas vezes e intensificando a criação da conexão apropriada para o aprendizado. É importante combinar os dois processos, observação e fazer, pois, a ação tem que estar no repertório habitual da criança.

·         Proporcionar interações à criança: quanto mais pessoas observarem, maior a gama de comportamentos observados e maior o número de neurônios-espelho ativados;

·         Você pode inventar um jogo de imitação, no qual as crianças têm que imitar suas ações. Neste jogo, certifique-se de que suas ações são aquelas que você deseja reproduzir na criança, como leitura, coleta, organização etc;

·         O processo de imitação é, portanto, natural e espontâneo, tente direcionar esse processo e aprimorar o aprendizado;

·         Eduque com o exemplo. Sempre seja um exemplo do tipo de comportamento que você pretende incutir nas crianças;

·         Crie um clima de afeto e preencha-o com carinho, desenvolvendo a capacidade afetiva das crianças;

·         Evite a violência, insultos ou comportamento prejudicial. Porque ao observar esses atos, seu cérebro os reproduz e prepara as crianças para agir da mesma maneira;

·         Preste atenção às suas emoções de medo ou frustração e evite transmiti-las para as crianças.

Fonte: https://www.escolapraticamente.com.br/conheca-os-neuronios-espelho-e-como-eles-podem-ajuda-lo-a-criar-bons-filhos-em-casa-e-na-escola/, acessado em 19/03/2.024, com adaptações.

13/abril/2.024.

19/04/24