A IMPORTÂNCIA DE DEDICAR TEMPO PARA OS FILHOS.

A IMPORTÂNCIA DE DEDICAR TEMPO PARA OS FILHOS

Tempo para os filhos. Como saber se o tempo dedicado é o suficiente e quais os benefícios de investir na qualidade do tempo para os filhos.

Quanto você tem dedicado de tempo para os filhos? Será que esse tempo é o suficiente?

A vida está cada vez mais corrida, são tantos afazeres que nos dá a sensação de que o dia deveria ter pelo menos umas 10 horinhas a mais, especialmente quando precisamos negociar as nossas necessidades com as necessidades dos nossos filhos. Ser pai / mãe / responsável por uma criança não é uma tarefa nada fácil, essas funções não vêm com manual e são cheias de imprevistos que demandam tempo.

Atualmente, muitos pais vivem a angústia de buscarem realização profissional (que exigem muitas horas fora de casa) versus a culpa por ter pouco ou nenhum tempo para os filhos.

Como saber se o tempo com meu filho tem sido suficiente?

Crianças têm muitas necessidades e muitas delas podem ser supridas através da atenção que seus pais lhes dão (amor, carinho, segurança etc), quando não tem a atenção devidas, elas podem apresentar alguns comportamentos específicos, que podem indicar esta falta de atenção, como por exemplo:

- Comportamentos de insegurança (querer dormir no seu quarto, dificuldade em se separar de você);

- Necessidade extrema de chamar a atenção quando está com você;

- Comportamentos agressivos; brigar, bater em você;

- Isolamento;

- Medo.

Além destes sintomas, sua autocrítica pode te ajudar a identificar. Se faça estas perguntas e seja sincero consigo mesmo na resposta:

“Você acha que o tempo que você passa com o seu filho tem sido o bastante? Quanto tempo efetivamente vocês passam juntos? E desse tempo, quanto tempo é de qualidade?”. Se você percebe que os momentos com seu filho têm sido escassos, não espere que surjam sintomas para modificar isso, ajuste agora!

Diferença entre tempo e tempo de qualidade.

Você já esteve com alguém que não esteve com você? Isso mesmo, sabe quando você está falando com uma pessoa e ela te responde instintivamente, mas está mais interessada em responder ao celular? Isso é bem desagradável, não é? Se é para os adultos, imagine para as crianças que não têm essa compreensão.

As crianças não vão compreender que é o seu chefe, que é uma reunião ou que é urgente, a mensagem para eles é: “Eu sou menos importante!”. E isso é devastador para a construção da autoestima da criança.

Passar tempo com o seu filho pode ser o tempo em que você está com ele pensando no trabalho, respondendo mensagens e e-mails ou assistindo televisão. Isso até pode ser percebido pelo adulto como uma forma de suprir a necessidade de atenção que seu filho tem, mas na verdade, funciona muito mais com um meio de diminuir a culpa do que ao propósito que se destina. Seu filho precisa de muito mais do que isso.

Passar tempo de qualidade com os filhos é estar integralmente com eles, é ouvir o que eles dizem, sem se preocupar com as notícias ou o celular. Tempo de qualidade é dedicação, fazer coisas juntos, ensinar, aprender, fazer lição de casa, abraçar, brincar, beijar, cair no chão... E é também dizer não, impor limites, fazê-lo cumprir regras. Tempo de qualidade é compromisso, compromisso com o seu filho!

Para os pais é importante perceber que essa é a necessidade primária de seu filho e nada do que você possa dar ou fazer será tão valioso quanto esse momento. Passar tempo de qualidade não é usar somente o tempo que lhe resta, é incorporar à rotina um tempo que possa ser realmente aproveitado entre vocês!

Benefícios de passar tempo de qualidade com seu filho.

Pais, mães e responsáveis, estar mais próximo de sua criança trará muitos benefícios, para você e para ele, veja alguns deles:

- Melhorar a relação de vocês;

- Melhorar sua autoridade;

- Criar referenciais positivos e dar bons exemplos;

- Melhorar o desempenho escolar;

- Torná-lo mais seguro e confiante;

- Melhorar a autoestima;

- Melhorar a disciplina.

Nem sempre é fácil encontrar esse tempo, mas ver a felicidade de seu filho e saber que você está contribuindo para seu desenvolvimento vale cada minutinho.

Texto de Autoria da Psicóloga Fabíola Luciano.

Fonte: https://psicologafabiola.com.br/tempo-para-os-filhos/, acessado no dia 24/09/2.021.