Texto para reflexão: Filhos que mandam na casa

No ambiente escolar é bastante comum que haja alunos que não conhecem limites ou tenham dificuldades de compreender as regras. Eles não reagem bem ao ouvir um “não”, então esperneiam, gritam, choram, xingam, e fazem gestos inadequados para professores e demais colaboradores.

Quando a escola chama o responsável para compreender a dinâmica dessa situação é comum ouvir: “ele faz isso em casa também”, “não sei mais o que fazer com ele” e/ou ainda “se eu proíbo as coisas ele faz birra, se joga ao chão, chora, grita, então, cedo e acabo deixando”.

Para que isso não aconteça, atente-se a algumas informações necessárias para prepararmos nossos filhos para um bom e harmônico convívio social:

• Não dê tanto valor às manhas e chantagens infantis: Criança chora mesmo para obter as vantagens, e é, por meio dessa ação que logo percebe a eficiência do seu choro, de sua birra e assim envolvem os adultos para atender à suas exigências. Isso é a construção para um jovem sem limites e que não aceitará frustrações em sua vida, pois nunca aceitará ouvir um “não” ou “perder” em alguma situação!

• Criança deve ter hora para tudo: Criar rotina para as crianças e adolescentes se faz necessário. Hora para banho, para dormir, para acordar, para brincar, para estudar e para descansar. A criança e o adolescente necessitam compreender que isso deve ser respeitado. Deixar que o contrário aconteça é o mesmo que treinar o filho para não obedecer e compreender as orientações de seus pais e/ou responsáveis.

• Quem manda na casa são os pais: A criança deve ouvir “não” e aceitá-lo com resignação e resiliência. Pais que ficam com pena da carinha de choro e tristeza que os filhos fazem quando são pequenos se arrependerão futuramente quando eles se tornarem adultos desrespeitosos. É necessário saber a hora certa de fazer ou negar as coisas para seus filhos, pois eles devem aprender que na vida nem tudo podemos ter na hora que desejamos.

• Nunca prometer presentes em troca de ações dos filhos: Há pais, avós, tios que prometem brinquedos, doces, dinheiro aos filhos, netos ou sobrinhos se esses fizerem seus deveres escolares. Essa ação está totalmente equivocada, crianças e adolescentes precisam entender que suas obrigações devem ser cumpridas. Como realizar seus deveres escolares, se dedicar às aulas, ter comprometimento e responsabilidade aos estudos. Desde pequenos precisamos conscientizar nossos filhos que há situações na vida que é necessário esforço sem garantia de ganhos!

• Com relação às escolas, procure ouvir sempre a versão da outra parte: Lembre-se que os filhos, por melhor que sejam, são capazes de dizer inverdades ou omitir algum fato para conseguir vantagens, para não ser repreendidos. A escola não tem interesse nenhum em inventar coisas sobre os alunos ou muito menos prejudicá-lo diante a uma situação. Ninguém vive de fantasias num ambiente escolar, a única coisa que se espera são condições de um trabalho transparente com respeito a todas as partes envolvidas nesse processo. Contudo, alguns alunos e familiares dificultam essas condições. Por isso o diálogo e a escuta de pais e/ou responsáveis são de extrema valia, pois é na parceria entre a escola e a família que iremos obter resultados positivos diante dos erros ou das falhas de nossos filhos.

Os pais conhecem seus filhos, e sabem quando eles erram, no entanto, ainda assim há, aqueles que acobertam “escondem ou negam” as falhas dos mesmos, tentando justificar as atitudes incorretas deles.

Hoje acobertamos uma arte que ele fez na escola, amanhã teremos que lidar com algo mais grave, por isso, que o diálogo assertivo com crianças e adolescente se faz necessário, pois desta forma estaremos formando seres humanos honestos, justos, bons, empáticos e felizes. Cidadãos que aprenderam e compreenderam com seus erros e falhas, irão conviver respeitosamente em sociedade.

Fonte: Jornal de São Mateus, escrito por Pedagoga Cristiane Ortega Lopes, com adaptações do Núcleo Técnico Pedagógico - Colégio Pró Saber Bio.

Imagem: https://br.freepik.com/, acessado no dia 02/março/2.023.

Colégio Pró-Saber Bio.

03/março/2.023.