AUTONOMIA: POR QUE É TÃO IMPORTANTE CONQUISTÁ-LA?

Autonomia: Capacidade de gerir a própria rotina e tomar decisões. A autonomia deve ser trabalhada, desde cedo, como preparação para a vida adulta de nossas crianças e adolescentes.

Uma simples mochila de escola pode revelar como está o desenvolvimento da autonomia de uma criança ou adolescente. Um olhar ao ter que tomar a decisão de arrumá-la sozinho também. Criar vínculos é diferente de estabelecer dependência e isso deve ser trabalhado, em casa e na escola, favorecendo a maturidade emocional de nossos filhos.

Os pais e/ou responsáveis podem estimular a autonomia dos filhos em tarefas rotineiras, como arrumar a cama, guardar e organizar brinquedos ou jogos, servir o próprio prato, retirar o prato da mesa, organizar os materiais escolares de acordo com seus horários de aulas, entre outras tarefas que os mesmos possam realizar de acordo com sua faixa-etária. Isso traz maior confiança em relação as próprias capacidades, fortalece a autoestima, e melhora a habilidade de encontrar soluções para as dificuldades que possam surgir ao longo da vida.

No sentido oposto, a superproteção gera dependência, frustrações, raiva, sentimento de fraqueza e outros conflitos, ao paralisar importantes recursos internos que deveriam ser incentivados e estimulados para lidar com os desafios, as adversidades e as escolhas que ocorrerão ao longo da vida.

A autonomia ajuda crianças e adolescentes a agir de forma mais consciente, a se responsabilizar sobre suas decisões, a aprimorar o autoconhecimento e a perseverar em seus objetivos. Certamente, quando adultos não vão esperar que digam o que precisa ser feito para definir suas metas e perseguir seus propósitos. Serão autores de sua própria história, protagonistas de sua vida, cientes de que haverá ônus e bônus, ou seja, ganhos e perdas.

Promover a autonomia também auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo e nas experimentações, enriquece o repertório, os relacionamentos interpessoais, as habilidades socioemocionais e a maneira de enxergar o mundo e as pessoas que o cercam.

Construir a autonomia na criança ou no adolescente não é desampará-lo. É manter-se ao lado, é estimular ações, que garantam a aprendizagem sobre si e o outro, norteadas pela disciplina, responsabilidade, respeito, cooperação, liberdade e comprometimento, entre várias frentes que venham colaborar para a formação de uma personalidade mais autônoma, plena, saudável e feliz.

15/abril/2.023.