colegio
Colegio

O PAPEL DA LIÇÃO DE CASA E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Depois da aula, o “aprendizado continua com a lição de casa”. As tarefas são oportunidades de reflexão, compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula e de crescimento pessoal do aluno, além de auxiliarem a desenvolver responsabilidade e senso de organização.

 

Resolver exercícios em casa todos os dias é um hábito que desenvolve as capacidades acadêmicas, facilita a assimilação do conteúdo e cria a disciplina necessária para conciliar “dever com lazer”. Assim, seu filho tem mais clareza sobre seus progressos e se sente motivado a continuar aprendendo.

 

Para isso, é bom sempre lembrar que o incentivo e a parceria da família são muito importantes. É fundamental que os pais entendam a importância da lição de casa, ajudando as crianças a prosseguir por conta própria em seus estudos, além de compreender que se aprende com os erros.

 

É preciso ver as lições escolares como um complemento ou sequência do estudo na sala de aula. Afinal, é neste momento que o aluno tem a oportunidade de se familiarizar, com os assuntos que aprendeu na escola.

 

Isso é importante para que seu filho se aproprie do conteúdo estudado e verifique as melhores maneiras de resolver uma questão, “praticando novas habilidades” de maneira autodidata e diferentes raciocínios com o objetivo de superar desafios.

 

Ao contrário do que ocorre em sala de aula, a hora de fazer a lição de casa é um momento em que o aluno deve abrir mão das orientações presenciais de um professor, ter “autonomia e assumir a responsabilidade” de lidar sozinho com o conteúdo.

 

Ou seja, sem ninguém dizendo a seu filho o que, quando e como fazer, ele precisa encontrar maneiras de se organizar, planejar o tempo do melhor jeito, cuidado com os prazos de entrega e determinações dos professores e ter bastante disciplina.

 

As lições de casa são utilizadas como um instrumento de avaliação, ajudando o professor a verificar se a turma compreendeu determinado conteúdo e se algum tema precisa de mais atenção ou de uma abordagem diferente.

 

Isto influencia diretamente o planejamento das aulas, as estratégias que serão utilizadas pelo professor e muitos outros aspectos determinantes do processo de ensino-aprendizagem.

 

Faça da lição de casa um momento prazeroso

 

Agora que você já sabe que a lição de casa possui vários benefícios, nada mais natural que querer ajudar o seu filho com as tarefas, não é? Que ótimo, porque seu envolvimento é essencial para o sucesso dele!

 

Mas, assim que começar, pode ser que você se depare com algumas dúvidas. Por exemplo: devo ajudar meu filho a concluir a tarefa ou deixar que entregue incompleta? 

 

No geral, o mais importante é ajudar seu filho a criar uma rotina de estudos, com horário e local determinados para fazer as lições de casa.

 

Acompanhe seu filho nas lições de casa, mas não faça por ele

 

Seu papel não é explicar o conteúdo, deixe isso para o professor. Ao notar que seu filho está com dificuldades ou cometeu um erro, sugira que ele mesmo detecte suas falhas consultando as anotações, material de estudos ou livro com o conteúdo.

 

Se ainda assim ele não conseguir chegar à resposta correta, diga para ele anotar e pedir ajuda ao professor no dia seguinte. Deixe para participar mais ativamente quando   isso   for   solicitado expressamente, como no caso de alguma entrevista ou trabalho com os pais, por exemplo.

 

Criticar, castigar ou ameaçar, não funcionam ou incentivam seu filho a aprender. Pelo contrário, atitudes como essas fazem com que o aluno se sinta mais inseguro, tenso e até com dificuldades com os estudos. Prefira mostrar para seu filho o quanto você confia nele e em seu potencial de se organizar e superar desafios. A motivação e o elogio possuem um papel transformador!

 

Incentive o seu filho o interesse por estudar em casa

 

Fazer isso é mais fácil do que você imagina. Para incentivar o interesse de seu filho, basta mostrar interesse também. Pergunte como foi o dia na escola, o que ele aprendeu, e se possível faça comentários (positivos, hein) sobre os assuntos, conforme suas próprias experiências.

 

Crie um roteiro, defina um lugar para estudar junto com seu filho, escolha um horário para a realização das lições escolares, no qual ele se sinta mais produtivo e disposto para fazer as atividades. Alguns preferem pela manhã, outros ao chegar da escola, por exemplo.

 

Na hora de estudar, nada de música, televisão ligada, celular ou outras distrações. Este é um momento para focar na lição de casa. Faz toda diferença possuir um lugar onde se sinta confortável, que seja bem iluminado e silencioso. Ter este local de estudos também ajuda bastante a fixar a rotina de estudos.

 

Se você tem mais de um filho, aproveite para criar um momento em que eles possam estudar juntos e motivarem-se pelo exemplo. Agora, se o irmãozinho ainda é muito pequeno e não vai para a escola, o ideal é encaixar o horário de estudos do mais velho em um período em que o menor esteja descansando ou realizando outras atividades.  Além de evitar que o menor atrapalhe a concentração do maior, fazer isso vai deixar você mais disponível para ajudar seu filho com as dúvidas e estar presente em seus estudos.

 

Seu papel como mãe ou pai é motivar, incentivar, acompanhar e mostrar que acredita no potencial de seu filho. Você não tem obrigação de dominar todos os conteúdos, muito menos de saber como transmiti-los para alguém. Deixe esta tarefa para o professor.


Conclusão

 

A lição de casa é algo que fará parte de toda a vida acadêmica de seu filho. Por isso, quanto mais cedo ele criar uma boa relação com as tarefas, melhor poderá lidar com elas ao longo do tempo, aproveitando todos os benefícios que elas trazem para o aprendizado.

 

Talvez ele ainda não consiga perceber tudo isso, por este motivo é essencial que você esteja por perto motivando seu filho e mostrando que acredita em seu potencial. Converse, pergunte como pode ajudar e mostre interesse pelo desenvolvimento dele. 

 

Muitas vezes, basta que seu filho perceba o quanto você se importa para entender a importância da lição de casa e fazer os deveres. Outra forma de ajudar é participar da criação de uma rotina de estudos e da escolha de um lugar para fazer a tarefa de casa.

 

Fazendo tudo isso, temos certeza de que a relação de seu filho com a lição de casa ficará melhor e muito mais produtiva! 

 

Fonte: https://www.kumon.com.br/blog/vamos-juntos-educar/licao-de-casa/, acessado em 19/maio/2.023, com adaptações.

 

Núcleo Técnico Pedagógico.

                                                                                                                                                       23/junho/2.023.


 

30/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h