colegio
Colegio

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS.

A relação entre família e escola é um desafio para quase todas as instituições de ensino. Muito mais que aproximar os pais do processo educacional, estreitar o relacionamento com os responsáveis apresenta diversos benefícios. Vale ressaltar que o trabalho deve ser feito em conjunto, compreendendo a função de cada parte. Nesse sentido, tanto escola quanto família exercem papéis diferentes na construção de conhecimento e formação de uma pessoa. É preciso entender que cada parte está afetando diretamente a formação da criança / adolescente. O que acontece, em muitos casos, é o desentendimento de qual o papel de cada um no processo de formação da criança, deixando o aluno à margem desse impasse. Entretanto, o objetivo é o contrário: a melhoria da relação entre família e escola objetiva o desenvolvimento do aluno.

Qual o papel da família?

A família é o primeiro parâmetro de comportamento e socialização para uma criança. É em casa que ela acessa ao “outro” pela primeira vez, começando a compreender algumas diferenças. A família deve educar, trabalhar relações afetivas e cognitivas, apresentar as perspectivas do mundo e indicar as possibilidades de caminho. Nesse sentido, é a família que ajuda a criança/adolescente a se descobrir como indivíduo e fazer com que ela interaja com o meio, absorvendo o que for benéfico e importante. Ela pode colaborar com o processo de desenvolvimento do saber e com o desenvolvimento de hábitos para a socialização e comportamento do aluno. Cabe a família incentivar o estudo, a leitura e a construção de conhecimentos diversos e aplicados ao dia a dia. Outro ponto essencial: a família precisa querer estar presente e disposta a colaborar. Com pequenas intervenções a família já colabora muito no processo educacional do aluno.

Qual o papel da escola?

Cabe à escola ensinar o conteúdo das áreas do saber, escolhidos como parte fundamental da formação necessária. A escola pode propor novos saberes e o desenvolvimento de habilidades específicas, como as artísticas e/ou científicas. É preciso ter como norte a preparação de uma geração que se insere em um mundo complexo, convergente e tecnológico. Dessa forma, nada impede de inovar, seja com conteúdo e atividades, didática transdisciplinar ou metodologias de  ensino.   A   escola deve também construir relacionamento com a família, demarcando a importância da participação ativa desta. Essa aproximação é necessária. Na perspectiva da escola, com uma equipe com funções e objetivos integrados, é compreensível a dificuldade de equilibrar as demandas de várias famílias que não formam um conjunto. Isso porque cada responsável tem sua cultura e necessidades próprias. A solução é ser incisivo na apresentação do que é e do que pretende a escola, como instituição formadora, e explicar a necessidade de alinhar decisões que busquem o melhor para a educação dos alunos. Esse alinhamento de expectativas, por sua vez, não deve deixar de reconhecer as especificidades de cada aluno e estar aberto a adaptações durante o percurso. É sabido que a boa relação entre família e escola afeta diretamente o bom desempenho acadêmico das crianças. Desse modo, o ideal é que toda a comunidade escolar estreite os laços em busca de uma educação resultante de um processo coletivo.

O ideal e a realidade: como resolver esse problema?

Pensar em famílias ativas com a rotina escolar é o ideal de todos os cenários. Mas na prática, nem sempre é assim. E a culpa não é, necessariamente, dos responsáveis. Muitos pais estão imersos em longas jornadas de trabalho, ocupando diversas funções sociais além das responsabilidades da criação de um filho, o que é normal. Nesse sentido, alguns responsáveis não conseguem atender a todas as demandas escolares, resultando em filhos que chegam com as atividades incompletas, por exemplo. O que não pode ocorrer, entretanto, é o depósito de responsabilidade da família sobre a escola ou vice-versa.

Fonte: https://blog.wpensar.com.br/comunicacao-escolar/importancia-da-relacao-entre-escola-e-familia-para-o-desenvolvimento-dos-alunos/, acessado em 31/janeiro/2.024, com adaptações.

03/fevereiro/2.024.

Núcleo Técnico Pedagógico.

Observação: Este texto também pode ser visualizado no “site” do Colégio (www.cpsb.com.br), via App Plurall (para alunos) e App Plurall Família (para pais e/ou responsáveis).

04/05/24
Colegio